* Por Nayara Barrocal (adaptado)
Na perspectiva da inclusão é imprescindível que o educador esteja preparado para lidar com os possíveis obstáculos que surjam, porém vale a pena destacar que a ele, cabe atitudes importantes para de fato evidenciar o processo de inclusão efetivamente.
Descrevo abaixo algumas relevantes:
Apoiar os pais dos alunos especiais com informações relevantes dentro da sala de aula, ou ainda acerca de descobertas feitas a partir das especificidades de cada necessidade especial;
Não rejeitar o aluno que apresenta necessidade especial, pelo contrário, acolher e mostrar aos demais que a diferença é feita de riqueza;
Acreditar no potencial de aprendizagem do aluno especial, não deixar de respeitar o ritmo de cada um no decorrer dos estudos;
Buscar estratégias escolares de sucesso que possam garantir o aprendizado do aluno;
Organizar as aulas de forma que seja possível dedicar um tempo específico a quem apresenta necessidades especiais;
Mostra a todos os pais, em reuniões ou em situações informais, o quanto a turma toda ganha com a inclusão;
Não aceitar manifestações preconceituosas;
Exigir auxílio, estrutura, formação e informação da rede de ensino.
É isso aí, tudo muito simples. Só depende de você educador comprometido com a inclusão escolar, com o futuro do Brasil, com a qualidade de vida destas crianças, com o aprender de todos numa sociedade igualitária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela participação!