Patrícia Maria de Souza Santana
* Doutoranda do Programa de Educação e Inclusão Social da Faculdade de Educação da UFMG/ Coordenadora do Núcleo
de Relações Étnico-Raciais e de Gênero da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte no período de 2004
a 2007.
Apresenta-se, neste artigo, a experiência da Secretaria Municipal de Educação de
Belo Horizonte na implementação da Lei n. 10.639/03 com a atuação do Núcleo
de Relações Étnico-Raciais e de Gênero no período de 2004 a 2007. Na primeira
parte, é apresentada a contextualização das relações raciais na sociedade em
geral e na educação em especial, com o objetivo de identificar os pontos cruciais
para a efetivação de políticas públicas nesse campo. Em seguida, a experiência
de Belo Horizonte é analisada no contexto das ações empreendidas pelo Núcleo
de Relações Étnico-Raciais e de Gênero, apontando avanços e desafios em oito
anos de existência. O objetivo é contribuir para a reflexão a respeito de políticas
públicas para a promoção da igualdade racial na educação.
Palavras chave: Relações étnico-raciais e educação. Políticas públicas.
Artigo completo, vocês conferem:
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