Introdução
Algumas rochas se formam através da solidificação do
magma vulcânico e outras por meio da ação de agentes naturais, que vão
proporcionando a sedimentação. Um dos critérios para a classificação é a
origem. Com base neste critério, as rochas se classificam em: magmáticas,
sedimentares e metamórficas.
As magmáticas formaram-se pela ação direta da
solidificação do magma. Já as sedimentares sofreram a ação de vários fatores do
ambiente, como chuva e vento. Com isso, os minerais de sua composição podem ter
se modificado e até sido levados a outros lugares e se depositado em camadas
(sedimentos). Na rocha metamórfica, a rocha primitiva passou por transformações
através de altas pressões e temperaturas, deixando assim a distribuição de
minerais de forma mais orientada.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com a turma:
Noções de geografia física, paisagens naturais,
paisagens culturais.
Organização
das aulas
Ciências - Ensino
fundamental: 6° ano.
Objetivo da
aula:
- Identificar as rochas metamórficas na natureza
terrestre.
- Compreender o processo de formação das rochas
metamórficas.
- Reconhecer a utilidade das rochas metamórficas na
vida das pessoas.
- Localizar as formações metamórficas na localidade e
na região onde vivem os alunos.
- Manipular, de maneira lúdica, as rochas
metamórficas disponíveis na localidade e região de sua Escola.
Carga
Horária: 4/ aulas
aplicadas a 4 turmas.
Recursos
Didáticos (materiais): Imagens,quadro,giz.
Metodologia: O uso da
imagem para melhor compreensão e alguns exemplares recolhidos. A metodologia
proposta tem por objetivo despertar o espírito investigativo sobre a realidade,
no interior da sala de aula. Para iniciar as atividades sobre rochas
metamórficas, levantaremos questionamentos construídos a partir de situações
vivenciadas pelos alunos cotidianamente, como por exemplo:
1. De onde vem o ferro e o alumínio que é
utilizado para as colunas de construções, em máquinas, esquadrias de janelas,
portões, etc? Em quais lugares da natureza mais encontramos o ferro e o
alumínio?
O professor deve desenvolver o conceito de rocha
metamórfica, particularmente as que são ferrosas e oriundas da bauxita (que se
transforma em alumínio), além de chamar a atenção para o fato de que o aço
utilizado em máquinas, motores, navios, ferrovia, não é encontrado na natureza,
pois é resultado da junção de rochas metamórficas como o ferro e
o manganês e o carvão mineral (que não é o carvão de vegetais). Ao mesmo
tempo, deve identificar na localidade onde vivem seus alunos, se existem áreas
que dispõem destas rochas ou os locais do país onde elas se encontram, chamando
a atenção para o impacto ambiental deste tipo de extrativismo mineral, à medida
em que se criam as chamadas mineradoras para este tipo de exploração econômica.
2. Como surgiram as rochas metamórficas?
O professor deve desenvolver a idéia dos processos de formação de rochas e relevos por meio do metamorfismo (mudanças da estrutura mineral de rochas que podem se dar em rochas sedimentares, magmáticas e até mesmo das próprias rochas metamórficas). Lembrar que as pressões sofridas pelas rochas do relevo terrestre, podem se dar por terremotos, vulcanismo, onde o próprio calor do magma pode fazer “derreter” e transformar as rochas que sofrem estas ações. É importante utilizar-se de ilustração para demonstrar que a pressão existente no interior da Terra e o calor que ela possui, podem modificar os minerais de rochas pré-existentes transformando-as em outros tipos de rocha.
3. Como são formados os mármores utilizados em
revestimento de pisos, paredes, pias, etc?
Com esta problematização o professor terá a oportunidade de trabalhar um exemplo de transformação da rocha sedimentar, como o calcário, em mármore. Se for possível, é importante levar as várias formas de cores e desenhos de mármores, a fim de identificar os tipos de rochas pré-existentes.
4. Como é formada a rocha chamada de ardósia utilizada como revestimento de pisos, paredes, pias, etc?
Com esta problematização o professor terá a oportunidade de trabalhar um exemplo de transformação da rocha sedimentar argilosa em ardósia. Identifique as camadas de material argiloso que compõe a ardósia, identificando o papel químico da água na composição desta rocha metamórfica.
Cronograma:
1
aula/ Explicação do processo que se
origina AS ROCHAS MAGMÁTICAS com apresentação de imagens.
2 aula/ Explicação do processo
que se origina AS ROCHAS SEDIMENTARES
com apresentação de imagens.
3 aula/ Explicação do processo
que se origina AS ROCHAS METAMÓRFICAS com apresentação de imagens.
4 aula/ Avaliação: Apresentarei a sala dois exemplares de rochas, e os
alunos terão que identificar e explicar o seu processo de formação. O aluno que
acertar a resposta receberá 2 pontos extra. Se houver mais de um aluno que
saiba a resposta, apresentarei mais um ou dois exemplares conforme o tempo da
aula.
Objetivos
Consolidar o conhecimento sobre rochas metamórficas,
ígneas e sedimentares, bem como sua formação na natureza e a contextualização
dessas no dia-a-dia.
Idéias
Cientificas
Segundo Cerqueira(2012) "As rochas são agregados
sólidos compostos por um ou mais minerais. Essas formações são de grande
utilidade para o ser humano e, atualmente, as rochas são utilizadas na
construção civil de diversas formas: fabricação do concreto (brita), material
de revestimento, ornamentação (mármores), etc. "As rochas ígneas são de
extrema importância para a economia de um país, ressaltando que fazem parte do
histórico arqueológico e cultural da localidade onde há maiores quantidades.
Papel do
Professor
Incentivar o aluno a “colecionar” os tipos de rochas
metamórficas encontradas na sua localidade, classificando e descrevendo suas
características: nome, cor, textura, utilidade, local de origem e se a origem é
sedimentar, magmática ou mesmo metamórfica. Vale lembrar que existem várias
rochas metamórficas comercializadas por empresas que trabalham com pedras para
revestimento, como exemplo: gnaisses, quartzitos, ardósias, mármores. Se for
possível, coletar as amostras na própria natureza.
Avaliação
Incitar os alunos a responderem sobre a identificação
e o processo de formação das rochas. O aluno que acertar a resposta receberá 2
pontos extra.
Reflexão
sobre aulas desenvolvidas
Verifiquei a necessidade de trabalhos de campo para
ilustrar o conteúdo. Visitando as áreas de extração de rochas metamórficas,
particularmente os mármores, ardósias e quartzitos, os alunos aprenderiam
melhor a forma de extração das rochas, o que ficou um pouco abstrato para eles
e até mesmo para mim, por nunca ter ido.
Se a turma tivesse mais tempo, eu pediria um
relatório sobre as aulas com as conclusões gerais e pessoais sobre o
aprendizado do conteúdo. Mas acredito que as aulas foram satisfatórias por incentivar
os alunos a ilustrar o conteúdo com fotografias.
Referências:
http://www.geoturismobrasil.com/Material%20didatico/Rochas%20igneas.pdf
http://www.infoescola.com/geologia/rochas-magmaticas/
http://pt.scribd.com/doc/188132952/Aula-Formacao-e-classificacao-das-rochas-PIBID-BIOLOGIA-UFPR#scribd
http://www.unioeste.br/cursos/cascavel/pedagogia/eventos/2008/1/Artigo%2033.pdf
excelente material, me ajudou muito na preparação de aulas.
ResponderExcluirMuito obrigado foi muito proveitoso me ajudou bastante para elaboração do meu plano
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