AULA 01
|
Duração: uma hora e quarenta minutos.
|
Objetivo
Geral: conscientização
sobre os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis,
responsabilidades de uma gravidez, o uso correto de métodos contraceptivos.
|
Objetivos
Específicos:
·
Ensinar
através da teoria e da pratica o uso correto de métodos contraceptivos.
·
Entender
sobre os períodos do ciclo menstrual.
·
Conhecer
os agentes etiológicos e sintomas das doenças sexualmente transmissíveis, bem
como a maneira de prevenção.
|
Conhecimentos
biológicos a serem aplicados: Mostrar definições sobre alguns
hormônios que regulam o ciclo menstrual, mostrar os agentes que causam as
doenças sexualmente transmissíveis (bactérias e vírus ) que podem ser
evitadas através de sexo seguro, explicar sobre a fecundação e a ação dos
métodos contraceptivos.
|
Conexões
no dia-a-dia: A
sexualidade esta presente no cotidiano dos alunos através de diversos meios; como
as musicas, televisão e internet que acabam induzindo o comportamento das
crianças e adolescentes. O numero crescente de adolescentes gravidas e os
compromissos que a criação de um filho exige.
|
Desenvolvimento:
Momento
1- (aproximadamente 5 minutos).
Organização
da sala
Momento
2 - (aproximadamente 25 minutos).
O
professor faria um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, perguntando
se eles conhecem o ciclo menstrual, se conhecem mudanças do próprio corpo, se
sabem o que é sexo seguro, se conhecem algum meio contraceptivo e quais são
eles.
Momento
3 (aproximadamente 30 minutos).
Abordagem
sobre o ciclo menstrual, elucidar sobre o tempo de duração de cada período do
ciclo, bem como o que ocorre em cada etapa do ciclo, maturação do folículo,
morte do ovulo, e fecundação se houver. Para auxiliar na exposição do
conteúdo o professor levara o molde do útero e explicaria onde ocorre a
fecundação, onde estão localizados os ovários e porque ocorre a menstruação.
Momento
4 (aproximadamente 30 minutos).
Dinâmica
do manuseio correto do preservativo - Aproveitando os conhecimentos passados
anteriormente, o professor explicaria o manuseio correto do preservativo e
prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (AIDS, HPV, sífilis e
gonorreia) e gravidez.
Pratica:
Primeiramente o professor apresentara um preservativo masculino e um feminino
na embalagem, e ensinara a abertura correta da embalagem. Com o auxilio de
uma banana o professor ensinar a maneira adequada de se colocar o
preservativo masculino. Para o preservativo feminino o professor se limitara
apenas a exposição do mesmo fora da embalagem.
Momento
5 (aproximadamente 20 minutos).
Pratica
da analogia do ovo de galinha como filho (para ultima aula).
O
professor levara ovos de galinha com o conteúdo previamente retirado por meio
de um prego ou alfinete e marcara os ovos com os símbolos: α,β,γ. O aluno
escrevera o seu nome no ovo e personalizara a seu gosto. Cada aluno levara o
ovo para casa e fica uma semana com o mesmo, e devera leva-lo onde forem
nunca o deixando sozinho. O aluno devera obedecer as seguintes condições de
acordo com os símbolos.
-α:
o ovo deve ser lavado ao menos duas vezes ao dia em intervalos regulares ele
deve tomar pelo menos duas horas de sol moderado por dia e deve ser protegido
do sol forte.
-β:
o ovo deve ser lavado ao menos quatro vezes ao dia em intervalos regulares,
ele deve tomar pelo menos duas horas de sol moderado por dia e deve ser
protegido do sol forte.
-γ:
o ovo deve ser lavado ao menos duas vezes ao dia em intervalos regulares, ele
deve ser protegido do sol o tempo todo, só deve ser exposto ao sol moderado
se estiver coberto ou protegido por um creme.
Este
roteiro será entregue ao final desta aula.
|
Recursos:
ovos de galinha,
pincel, quadro, banana, preservativos femininos e masculinos, molde do útero.
Avaliação: os alunos deverão elaborar uma cartilhas
sobre como se prevenir de DSTs e
explicar sobre uma delas, para entregar na aula seguinte.
Autores: Fernanda Nery
Isabela Pedra Diamantino
Thiago Fernandes
|
terça-feira, 16 de junho de 2015
Aulas Sexualidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela participação!