sexta-feira, 1 de maio de 2015

PLANO DE AULA PARA DEFICIENTES VISUAIS

AULA DE ECOLOGIA SOBRE ADAPTAÇÃO

Objetivo Geral 

O objetivo é que a aula permita o aluno entender como a adaptação do exemplar permite que o vegetal disperse e germine, além de observar as adaptações das folhas quanto à umidade e das flores quanto à polinização. A aula pode ser utilizada em salas de aula com ou sem alunos cegos ou com baixa visão.  
Com a aula, o aluno poderá conhecer e viver novas experiências através da venda que permite que o mesmo se adapte a condição semelhante aos alunos com necessidades especiais expressando sentimentos e emoções, fazendo com que o aluno aprenda a se colocar no lugar do outro e também a utilizar outros sentidos no momento de descrição dos exemplares durante as aulas práticas. 
  
Atividades 

A turma será dividida em duplas ou trios, sendo necessário num universo de 15 alunos pelo menos umas cinco ou mais amostras de cada tipo. 
O professor inicia a aula, pedindo para que todos os alunos coloquem a venda. Após serão distribuído na bancada vários exemplares de folhas, sementes e flores para possam sentir, descrever e após a observação, responder quais são as adaptações observadas nos exemplares. 
Segue-se o seguinte roteiro para desenvolvimento da aula: 
- 1º Primeiro pedir para sentir a amostra de vegetal 
- 2º Pedir ao aluno que descreva 
- 3º Perguntar por que os alunos acham que a folha\semente\fruto tem essa característica.

Conclusão 

Ao final da aula o professor explica a importância de cada adaptação observada e pergunta a turma se ficaram com alguma dúvida ou se tem algum comentário. 
O professor também pode encerrar a aula perguntando como foi à experiência de sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigada pela participação!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...