AULA DE ECOLOGIA SOBRE ADAPTAÇÃO
Objetivo Geral
O objetivo é que a aula permita o aluno entender como a adaptação do exemplar permite que o vegetal disperse e germine, além de observar as adaptações das folhas quanto à umidade e das flores quanto à polinização. A aula pode ser utilizada em salas de aula com ou sem alunos cegos ou com baixa visão.
Com a aula, o aluno poderá conhecer e viver novas experiências através da venda que permite que o mesmo se adapte a condição semelhante aos alunos com necessidades especiais expressando sentimentos e emoções, fazendo com que o aluno aprenda a se colocar no lugar do outro e também a utilizar outros sentidos no momento de descrição dos exemplares durante as aulas práticas.
Atividades
A turma será dividida em duplas ou trios, sendo necessário num universo de 15 alunos pelo menos umas cinco ou mais amostras de cada tipo.
O professor inicia a aula, pedindo para que todos os alunos coloquem a venda. Após serão distribuído na bancada vários exemplares de folhas, sementes e flores para possam sentir, descrever e após a observação, responder quais são as adaptações observadas nos exemplares.
Segue-se o seguinte roteiro para desenvolvimento da aula:
- 1º Primeiro pedir para sentir a amostra de vegetal
- 2º Pedir ao aluno que descreva
- 3º Perguntar por que os alunos acham que a folha\semente\fruto tem essa característica.
Conclusão
Ao final da aula o professor explica a importância de cada adaptação observada e pergunta a turma se ficaram com alguma dúvida ou se tem algum comentário.
O professor também pode encerrar a aula perguntando como foi à experiência de sentidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pela participação!