POSSE RESPONSÁVEL INTRODUÇÃO
Há carência de trabalhos educativos com a comunidade sobre a promoção do bem-estar animal e o controle de zoonoses, sendo importante estimular a mudança de atitude das crianças do ensino fundamental sobre esses temas.
Muitas enfermidades nos seres humanos são transmitidas por animais, sejam de estimação ou não. O debate ético sobre o bem-estar animal e a posse responsável deve ser enfatizado e se reveste de importância, na medida em que deve ser cultivado o respeito por todas as espécies animais.
No entanto, muitos temas não são abordados nos livros didáticos das séries iniciais do ensino fundamental
relacionados aos cuidados com os animais de estimação e com as zoonoses. Por este motivo, os professores possuem certa dificuldade em tratar destes temas com seus alunos, necessitando de orientações básicas para suprir as deficiências que os livros didáticos apresentam. O debate sobre as questões éticas envolvendo a criação e o bem-estar animal vem crescendo no meio acadêmico.
OBJETIVOS
Constatar a importância da posse responsável para crianças do ensino fundamental,incluir o aprendizado sobre : bem-estar animal e a profilaxia das zoonoses.
RECURSOS DIDÁTICOS
Para esta aula serão utilizados :Quadros, Data Show, Cartilhas, Poemas, Questionários sobre o tema no início da aula (pode ser através de arguição), vídeos e presença de um profissional da área de zoonose.
PLANO DE AULA
A aula será realizada com a presença de um profissional da veterinária e será dividida em três etapas, que deverão ser divididas por nó mínimo 4 aulas de 50 min, contando com a presença de um veterinário ou funcionário da zoonose em uma delas.
1ª Etapa: arguição oral com a turma para descobrir em qual contexto ela se insere, onde os alunos falariam se possuem pet e uma pequena descrição da rotina de cuidados com o mesmo. Poderia ser feitas seguintes perguntas: “Você tem animal de estimação?” “Como você cuida dele?” “Qual a importância da cuidado com os animais ?” "Você dá doces ou alimentos diferentes da ração para seu animal?" Ainda nesta aula pode-se passar alguns vídeos para maior sensibilização e conscientização.
2ª Etapa
Levaremos um estudante de Medicina Veterinária, que dará algumas dicas sobre posse responsável e bem-estar animal:
“- Mantenha o seu animal sempre dentro do pátio, jamais solto nas ruas. Recolha e jogue os dejetos (fezes) em local apropriado.”
“- Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação.”
“- Cabe lembrar que maltratar ou abandonar animais é crime previsto na lei federal dos crimes ambientais (lei 9.605 de 1998). O artigo 32 desta lei diz que é crime praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais, com penalidades de três a um ano de detenção e multa.”
Abordaremos temas como a importância da higiene, controle de pulgas, alimentação e combate aos maus tratos e abandono.
É recomendado que cães sejam banhados (sempre com água morna e sabão para cães) uma vez a cada 15 ou 30 dias. Já gatos, quando sujos, devem ser limpos com pano umedecido em água morna. Cães (e somente cães) ainda devem ter as unhas cortadas e as orelhas limpas uma vez a cada dois ou três meses, mas sempre por veterinário ou pessoa experiente e com os produtos certos.
3ª Etapa: serão abordadas as doenças relacionadas aos animais domésticos:
Dengue
febre maculosa - doença que tem os carrapatos como transmissores
Leptospirose
Leishmaniose
Raiva
Parasitas externos e internos
Animais silvestres
Animais de produção
OBS: No nosso caso falaríamos das zoonoses endêmicas de Belo Horizonte: Toxoplasmose, Raiva e Febre Maculosa.
Finalização da aula:
Entrega de cartilhas educativas de ONGs
Importância da transmissão de informação
Responsabilidade com a sociedade
Ação conjunta das profissões
Posse de animais silvestres
Falar sobre o enriquecimento ambiental
MÉTODO AVALIATIVO
- Elaboração de perguntas para a veterinária.
- Fazer uma lista das necessidades fundamentais de um pet.
- Elaboração de uma cartilha sobre bem estar animal.