Objetivo: Os alunos irão
aprender com essa aula a estabelecer as relações ecológicas entre diversos seres vivos, e
análise de diversos seres vivos.
Estratégias e recursos da aula: O objetivo desta aula é
levar os alunos a relacionar diversos seres vivos de acordo com suas relações
ecológicas. No jogo, cada carta representa um ser vivo diferente e o objetivo é
formar senciências de três cartas que representem as relações ecológicas entre
os seres vivos em
questão. Cada baralho é composto de 36 cartas e são
necessários 2 baralhos para cada partida com 2 a 6 jogadores. O baralho
poderá ser criado pelo professor ou ate mesmo como atividade para os alunos.
Regras
- Cada aluno receberá 6
cartas.
- O restante das cartas
ficará disponível para ser “comprada” durante o jogo.
- O jogo começa com a compra
de uma carta. O aluno escolhe uma carta que deverá descartar.
- O próximo aluno comprará
uma carta do monte, ou poderá aproveitar a carta que foi descartada pelo
colega. Deverá escolher uma carta para descartar.
- O jogo segue desta forma
até que um dos alunos consiga montar, com as figuras disponíveis, 3 pares de
associações corretas. As associações formadas deverão ser mostradas e
explicadas para o restante da turma.
- Ganha o jogo o aluno que
formar primeiro corretamente 3 pares - 3 relações ecológicas (1 relação entre
cada 2 seres vivos) - e explicar para o professor e para os colegas que
relações ele estabeleceu.
Obs.: os participantes não precisam necessariamente
nomear as relações ecológicas, mas sim descrevê-las. O professor será o juiz
para analisar as respostas.
Sugestões de imagens de alguns filmes para elaborar as cartas:
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A vida dos insetos (parasitismo) |
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Bee movie (mutualismo) |
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Bee movie (sociedade) |
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Irmão urso (competição intra-específica) |
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Nove meses (Canibalismo) |
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Procurando nemo (colonia) |
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Procurando nemo (comensalismo) |
A relação entre o peixe-palhaço e a anêmona não seria protocoperação?
ResponderExcluirÉ isso mesmo, Protocooperação!
ExcluirPeixe-palhaço e anêmona é inquilinismo. Relação harmônica interespecífica, em que não são obrigados a conviverem juntos, mas que vivem. O peixe-palhaço se beneficia da anêmona se abrigando nela e a anêmona se beneficia comendo os restos de alimento deixados pelo peixe-palhaço.
ExcluirNão pode ser inquilinismo! A relação de inquilinismo implica em um único objetivo, o abrigo. Além disso, inquilinismo é uma relação +/0, ou seja, benéfico para um e indiferente para o outro.
ResponderExcluirA relação entre o peixe-palhaço e a anêmona é de protocooperação ou cooperação (para alguns), já que ela é benéfica para ambos (+/+) e não obrigatória, lembrando que para a anêmona o benefício é alimento e para o peixe-palhaço abrigo.
Realmente a informação do https://www.infoescola.com/ecologia/comensalismo/ de que é uma relação de comensalismo pode estar desatualizada por que é de 2015
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