quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Jogo das relações ecológicas




Objetivo: Os alunos irão aprender com essa aula a estabelecer as relações ecológicas entre diversos seres vivos, e análise de diversos seres vivos.

Estratégias e recursos da aula: O objetivo desta aula é levar os alunos a relacionar diversos seres vivos de acordo com suas relações ecológicas. No jogo, cada carta representa um ser vivo diferente e o objetivo é formar senciências de três cartas que representem as relações ecológicas entre os seres vivos em questão. Cada baralho é composto de 36 cartas e são necessários 2 baralhos para cada partida com 2 a 6 jogadores. O baralho poderá ser criado pelo professor ou ate mesmo como atividade para os alunos.

Regras
  • Cada aluno receberá 6 cartas.
  • O restante das cartas ficará disponível para ser “comprada” durante o jogo.
  • O jogo começa com a compra de uma carta. O aluno escolhe uma carta que deverá descartar.
  • O próximo aluno comprará uma carta do monte, ou poderá aproveitar a carta que foi descartada pelo colega. Deverá escolher uma carta para descartar.
  • O jogo segue desta forma até que um dos alunos consiga montar, com as figuras disponíveis, 3 pares de associações corretas. As associações formadas deverão ser mostradas e explicadas para o restante da turma.
  • Ganha o jogo o aluno que formar primeiro corretamente 3 pares - 3 relações ecológicas (1 relação entre cada 2 seres vivos) - e explicar para o professor e para os colegas que relações ele estabeleceu.

Obs.: os participantes não precisam necessariamente nomear as relações ecológicas, mas sim descrevê-las. O professor será o juiz para analisar as respostas.

Sugestões de imagens de alguns filmes para elaborar as cartas:

A vida dos insetos (parasitismo)

Bee movie (mutualismo)

Bee movie (sociedade)

Irmão urso (competição intra-específica)

Nove meses (Canibalismo)

Procurando nemo (colonia)

Procurando nemo (comensalismo)

5 comentários:

  1. A relação entre o peixe-palhaço e a anêmona não seria protocoperação?

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    Respostas
    1. É isso mesmo, Protocooperação!

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    2. Peixe-palhaço e anêmona é inquilinismo. Relação harmônica interespecífica, em que não são obrigados a conviverem juntos, mas que vivem. O peixe-palhaço se beneficia da anêmona se abrigando nela e a anêmona se beneficia comendo os restos de alimento deixados pelo peixe-palhaço.

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  2. Não pode ser inquilinismo! A relação de inquilinismo implica em um único objetivo, o abrigo. Além disso, inquilinismo é uma relação +/0, ou seja, benéfico para um e indiferente para o outro.
    A relação entre o peixe-palhaço e a anêmona é de protocooperação ou cooperação (para alguns), já que ela é benéfica para ambos (+/+) e não obrigatória, lembrando que para a anêmona o benefício é alimento e para o peixe-palhaço abrigo.

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  3. Realmente a informação do https://www.infoescola.com/ecologia/comensalismo/ de que é uma relação de comensalismo pode estar desatualizada por que é de 2015

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Muito obrigada pela participação!

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